PSICANÁLISE

O ato de falar, recordar e elaborar eventos dentro de uma escuta analítica, tem o efeito de mudar a posição do indivíduo diante de seu próprio problema.

Na psicanálise escavamos o que está acessível, aquilo que a mente consciente traz, buscando descobrir o que não está acessível, as causas dos sintomas, os conteúdos reprimidos na mente inconsciente.

A psicanálise, nas palavras de Freud (1922), é o trabalho pelo qual trazemos à consciência do paciente o psíquico reprimido nele, é a cura pela palavra.

É a ciência do inconsciente que identifica lacunas e trabalha a raiz do problema para que o aprendizado funcione no pós-terapia, ajudando o cliente a encontrar o caminho para uma estabilidade emocional e física.

A conversa é a ponte para tudo que está encoberto, e que dificilmente é exposto fora desse setting analítico, onde o analisando pode falar tudo que precisar sem julgamento.

A terapia dá ferramentas necessárias para o indivíduo seguir de forma saudável, como sentir-se capaz de lidar com as frustações, superar problemas, abrir mão de falsas expectativas e se sentir mais completo consigo mesmo.

psicoterapia

“O ser humano é capaz de mudar o mundo para o melhor sempre que possível.

E de mudar a si mesmo para melhor se necessário”. Viktor Frankl

“O ser humano é capaz de mudar o mundo para o melhor se possível, e de mudar a si mesmo para melhor se necessário”. Viktor Frankl